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Ar Fresco

segunda-feira, janeiro 03, 2005

"Escroqueria universitária..."

Três excelentes posts sobre o ensino superior podem ser encontrados no Abnóxio (dica via Aviz).

Para ajudar mais à festa, gostaria apenas de chamar a atenção para um pequeno exemplo. Neste ano lectivo a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa ( a minha Faculdade) recebeu cerca de 10 novos alunos (havia 75 vagas) para o curso de Línguas e Literaturas Modernas, variante Inglês/Português, curso este preferencialmente orientado para uma futura profissionalização. A média final de entrada ficou-se no máximo pelos 11 valores. Ou seja os futuros professores do ensino básico e secundário, ou 2.º e 3.º ciclos, se preferirem, terão tido nas provas de acesso (inglês e português) entre 10 e 12 valores.

Agora imaginemos, que também neste estabelecimento de ensino leccionam professores como os descritos nos posts atrás mencionados... É fácil depreender que com os conhecimentos que os alunos têm a priori, fruto do ensino que receberam no secundário, e com o tal ensino dado pelos professores mediáticos, mas pouco pedagógicos, que tipo de professores estamos a formar...

Nota: os dados avançados não são rigorosos, cito de cor a informação que me ficou do que li nos dados públicos no início deste ano lectivo. A referência à "minha Faculdade" serve apenas para que se saiba que tenho conhecimento do ensino que lá é ministrado. E só a título de curiosidade, quando entrei neste curso e nesta faculdade no ano lectivo 98/99 não sobraram vagas e a média final de entrada ficou nos 13,8. Ora isto significa claramente que desde esta data a qualidade dos alunos, a priori, era superior, mas também não é um dado seguro o facto de lá terem saído melhores professores...